MÉDICA FERTILEUTA DE NITERÓI ORIENTA SOBRE PLANEJAMENTO DE SAÚDE PARA ENGRAVIDAR COM A FERTILIZAÇÃO IN VITRO EM 2023
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a infertilidade afeta 8 milhões de pessoas em todo o mundo. Consequentemente, muitas famílias pensam na fertilização in vitro como forma de realizar o sonho da gravidez.
Porém, para isso, é necessário um planejamento bem orientado e rigoroso, o que faz com que o casal pense nos ajustes a fazer em sua vida pessoal e financeira.
Por ser uma iniciativa que precisa de atenção, a Drª Cristiane Coelho, fertileuta referência em Niterói, comenta como os casais podem se organizar para realizar o desejo de ter seu bebê em 2023.
“Assim como em todo sonho, o planejamento é a parte principal do processo. Em se tratando de um bebê, existem vários tipos:
– planejamento pessoal, que envolve conversa com o parceiro sobre essa relação;
– planejamento financeiro, considerando os custos que um filho pode gerar;
– planejamento físico, que envolve hábitos, rotinas e saúde dos parceiros.”
A médica ressalta que este último deve ter início com boa antecedência, por conta da mudança do funcionamento do corpo e retirada de alguns hábitos do dia a dia.
“Podemos destacar que o planejamento de saúde envolve os exames prévios do casal, para verificar se a saúde de ambos está adequada para gerar essa criança. Além disso, sempre oriento sobre o estilo de vida, ou seja, mudar a alimentação, retirar substâncias químicas como vícios e remédios desnecessários, incluir atividade física e inserir a suplementação de vitaminas, como o ácido fólico, que é extremamente importante para o desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê.” pontua.
Vale ressaltar que para mulheres acima de 35 anos, o planejamento de saúde é feito visando o congelamento dos óvulos, ou seja, para resultado a longo prazo, mas seguindo as mesmas orientações.
“Assim como todas as questões envolvendo exames e alimentação, o ciclo menstrual é um dos pontos chave. Anotar as menstruações, entender sobre a época mais fértil e baixar aplicativos de acompanhamento, fazem parte do planejamento ideal para o sucesso da fertilização.” finaliza a Dra. Cristiane.